sexta-feira, 17 de julho de 2009

Quem sou Eu?!?!




Êxodo 3:5-14


Deus disse: Pare aí e tire as sandálias, pois o lugar onde você está é um lugar sagrado. E Deus continuou: Eu sou o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Aí Moisés cobriu o rosto porque ficou com medo de olhar para Deus. Então o SENHOR disse: Eu tenho visto como o meu povo está sendo maltratado no Egito; tenho ouvido o seu pedido de socorro por causa dos seus feitores. Sei o que estão sofrendo. Por isso desci para libertá-los do poder dos egípcios e para levá-los do Egito para uma terra grande e boa. É uma terra boa e rica, onde moram os cananeus, os heteus, os amorreus, os perizeus, os heveus e os jebuseus. De fato, tenho ouvido o pedido de socorro do meu povo e tenho visto como os egípcios os maltratam. Agora venha, e eu o enviarei ao rei do Egito para que você tire de lá o meu povo, os israelitas.
Moisés perguntou a Deus: Quem sou eu para ir falar com o rei do Egito e tirar daquela terra o povo de Israel? Deus respondeu: Eu estarei com você. Quando você tirar do Egito o meu povo, vocês vão me adorar neste monte, e isso será uma prova de que eu o enviei. Porém Moisés disse: Quando eu for falar com os israelitas e lhes disser: “O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês”, eles vão me perguntar: “Qual é o nome dele?” Aí o que é que eu digo? Deus disse: EU SOU QUEM SOU. E disse ainda:Você dirá o seguinte: “EU SOU me enviou a vocês.”



Todos os homens chamados por Deus passaram pela crise de identidade “Quem sou eu?” Muitos não conheciam quem era na verdade. Na realidade, o homem não sabe o que é. Essa é uma pergunta que não quer calar, “Quem eu sou? Para que fui criado? Qual é o meu propósito aqui na terra?” Sabemos dizer o que é a terra, a planta, os seres vivos, mas não o que é o homem. Ninguém conseguiu responde-la. Aristóteles, Platão, Kant, Confúcio, Einstein, e tantos outros pensadores nunca conseguiram responder.
E isso não foi diferente na vida de Moises. Naquele momento ele estava no meu dessa crise existencial.Ele sabia o que é o Egito, o povo, o deserto; mas não sabia quem era, e nem o seu propósito. Ele já foi príncipe, egípcio, hebreu, assassino, fugitivo, peregrino, tantas e tantas coisas, porem não sabia quem era.
Em Salmo 139:13 diz: “Tu criaste cada parte do meu corpo; tu me formaste na barriga da minha mãe.” Essa passagem diz que Deus criou tudo que existe em nós, ainda quando estávamos dentro do ventre da nossa mãe. Ele já havia traçado um plano e propósito para cada um de nós. Nós já tínhamos uma identidade. (Is 49:1)
Para encontrar nossa identidade, temos que perguntar para o nosso Criador. Para saber qual é o propósito de uma maquina, temos que consultar o seu fabricante. Deus criou o universo e tudo o que nele há. Ele nos criou a Sua imagem e semelhança. Se somos semelhantes a Deus , então nos parecemos com Ele. Então a nossa pergunta tem que ser “Quem é Deus?”
Assim que Moises entrou na presença de Deus, viu o Senhor e descobriu quem era Deus. Não o deus como os do Egípcio. Mas o Senhor dos senhores, o Deus EU SOU.
Quando temos um encontro com Cristo, vemos quem verdadeiramente quem somos. Moises viu a sua inferioridade (Ex 3:6b). Ele olhou pra si mesmo. A partir disso, Deus começou a falar o seu propósito.
Que é o homem? O salmista responde essa pergunta “Que é o homem, que dele te lembres? E o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste.” (Sl 8:4-5). Moises fez essa mesma pergunta pra Deus “Quem sou eu?” Mas Deus não respondeu sua pergunta, somente disse que iria junto com ele.
Deus nos criou um pouco abaixo Dele. A única pessoa que esta acima de nós é Deus. O caminho para sabermos nossa identidade é saber quem é Deus. E isso é só adquirido com uma caminha de intimidade com Deus.
Moises após de conhecer sua identidade e saber o seu propósito, levantou, pegou as suas coisas e saiu para cumprir o seu chamado. Ele não continuou no deserto sendo pastor de ovelhas. Ele tomou posse de ser o libertador de Israel, o que iria levar o povo para a terra prometida. Quando recebemos o chamado de Deus, temos que tomar posse, nos levantar do lugar de comodismo e ir para onde Deus nos falou para ir.
Daquele dia em diante Moises nunca mais foi o mesmo. Ele desceu daquele monte totalmente diferente de quando subiu. Temos que subir ao monte do Senhor, pois é somente lá onde encontraremos a resposta da pergunta:


“Quem sou eu?”


Mélodi Modesto Campos

25/04/2009

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Não deixe pra manhã o que você pode fazer hoje

Um garoto que nasceu com uma doença que não tinha cura. Tinha 17 anos e podia morrer a qualquer momento. Sempre viveu na casa de seus pais, sob o cuidado constante se sua mãe. Um dia decidiu sair sozinho e, com a permissão da mãe , caminhou pela sua quadra, olhando as vitrines e as pessoas que passavam. Ao passar pôr uma loja de discos, notou a presença de uma garota, mais ou menos da sua idade, que parecia ser feita de ternura e beleza. Foi amor a primeira vista. Abriu a porta e entrou, sem olhar para mais nada que não a sua amada.

Aproximando-se timidamente, chegou ao balcão onde ela estava. Quando o viu, ela deu-lhe um sorriso e perguntou se podia ajuda-lo em alguma coisa. Era o sorriso mais lindo que ele já havia visto, e a emoção foi tão forte que ele mal conseguiu dizer que queria comparar um CD. Pegou o primeiro que encontrou, sem nem olhar de quem era, e disse "Esse aqui". "Quer que embrulhe para presente?" perguntou a garota sorrindo ainda mais ele só mexeu com a cabeça para dizer que sim. Ela saiu do balcão e voltou, pouco depois, com o CD muito bem embalado. Ele pegou o pacote e saiu, louco de vontade de ficar por ali, admirando aquela figura divina.

Daquele dia em diante, toda tarde voltava a loja de discos e comprava um CD qualquer. Todas as vezes a garota deixava o balcão e voltava com um embrulho cada vez mais bem feito, que ele guardava no closet, sem nem abrir. Ele estava apaixonado, mas tinha medo da reação dela, e assim, por mais que ela sempre o recebesse com um sorriso doce, não tinha coragem para convida-la para sair e conversar. Comentou sobre isso com sua mãe e ela o incentivou, muito, a chama-la para sair. Um dia, ele se encheu de coragem e foi para a loja. Como todos os dias comprou outro CD e, como sempre, ela foi embrulha-lo. Quando ela não estava vendo, escondeu um papel com seu nome e telefone no balcão e saiu da loja correndo. No dia seguinte o telefone tocou e a mãe do jovem atendeu. Era a garota perguntando por ele. A mãe, desconsolada, nem perguntou quem era, começou a chorar e disse: "Então, você não sabe? Faleceu essa manha". Mais tarde, a mãe entrou no quarto do filho, para olhar suas roupas e ficou surpresa com a quantidade de CDs, todos embrulhados. Ficou curiosa e decidiu abrir um deles. Ao fazê-lo, viu cair um pequeno pedaço de papel, onde estava escrito: "Você é muito simpático, não quer me convidar para sair? Eu adoraria." Emocionada, a mãe abriu outro CD e dele também caiu um papal que dizia o mesmo, assim todos quantos ela abriu trazia uma mensagem de carinho e a esperança de conhecer aquele rapaz.

Assim é a vida: não espere demais para dizer a alguém especial aquilo que você sente. Diga-o já; amanha pode ser tarde. Não deixe pra manhã o que você pode fazer hoje. Muitas vezes é difícil falar o quanto sentimos para alguém que amamos, mas enfrente o seu medo e seja corajoso. Você acabará sendo surpreendido. Sempre veremos um sorriso doce e alegre da pessoa.

Autor Desconhecido
06/07/2009

sábado, 4 de julho de 2009

Esperar...




Eclesiaste 3:1- Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.


ESPERAR... Essa é uma palavra em que convivemos todos os dias.
Todos os homens e mulheres na Bíblia passaram por esse momento de ESPERA. Abraão esperou 25 anos para Isaque nascer. Jacó esperou 14 anos para ter Raquel. Moises esperou 40 anos para ver a terra prometida. Jesus esperou 30 anos para começar seu ministério. Os discípulos esperaram 3 dias para a descida do Espírito Santo. Paulo esperou 3 anos para ir pregar o evangelho. ESPERAR, ESPERAR e ESPERAR... Por que essa palavra nos persegue tanto? Temos que esperar para tirar carteira de motorista,esperar para passar na faculdade, esperar 9 meses para ganhar um bebê, esperar para namorar, noivar e casar. Se pararmos pra pensar,estamos sempre esperando algo.
Mas por que temos que esperar? Por que as coisas simplesmente não acontecem quando queremos? Por que temos que esperar as promessas de Deus se realizar?

C. S. Liwis escreveu algo interessante sobre a espera no seu livro Cristianismo Puro e Simples:
“Espero que nenhum leitor suponha que estamos promovendo algum “mero” cristianismo como espécie de alternativa para credos das comunidades existentes. Trata-se muito antes de um hall de entrada, cujas portas se abrem para vários cômodos. Se eu conseguir conduzir qualquer pessoa para o hall, já terei feito a minha parte. Mas é nos cômodos, e não no hall que se encontra o conforto, as cadeiras e onde são oferecidas as refeições. O hall é uma espécie de sala de espera, um lugar do qual se tenta abrir varias portas, e não um lugar para se morar. Por isso mesmo, trata-se do pior dos todos os cômodos, e, ainda sim, penso eu, do melhor de todos. É verdade que algumas pessoas podem achar que terão de esperar muito tempo no hall, enquanto outros quase têm certeza em que a porta deve bater. Não faço idéia da razão dessa diferença, mas tenho certeza de que Deus não deixa esperar, a menos que ele veja que seja bom para essa pessoa esperar. Quando você entra no quarto, entenderá que a espera demorada lhe fez algum bem que você, do contrario, não teria tido. Mas você deve considerar essa espera como um acampamento. Você deve continuar orando pedindo luz e , é claro, ate mesmo no hall, você deve começar a tentar obedecer às regras comuns em toda a casa. E, acima de tudo, você terá de continuar perguntando qual a porta verdadeira, e não qual lhe agrada mais pela sua pintura e seus ornamentos. Em linguagem clara, a questão não deve jamais ser: “Será que eu gosto desse tipo de serviço?” E, sim: “Será que essa doutrina é verdadeira? Há santidade aqui? Será que a minha consciência me movendo em direção a isso? Até que ponto a minha relutância em bater nessa porta se deve ao meu orgulho, ou ao meu gosto pessoal, ou à minha aversão a esse porteiro?”
Quando você chegar a seu quarto, seja bondoso com aqueles que ainda se encontram no hall. Se eles estiverem errados, precisarão mais ainda de suas orações; e, se forem seus inimigos, então você tem a ordem de orar por eles. Essa é uma das regras comuns em toda a casa.”

Existem muitos os motivos do por que Deus permite que passamos por esse momento de espera; e estarei pontuando alguns deles:
Esperamos pois aprendemos a valorizar aquilo que tanto queremos. Com essa espera criamos uma expectativa no nosso coração. Começamos a ver o seu valor. Se ganhássemos na mesmo hora em que desejássemos nos tornaríamos filhos mimados e chatos. Seriamos pessoas irritantes, sem graça. Olharíamos para o que ganhamos e no outro dia pedíamos outra coisa. A espera nos enche de amor, de carinho e prazer. Quando recebemos, ficamos contentes, porque sabemos o quanto foi difícil não ter.

Esperamos para que o nosso caráter venha a ser forjado. Deus permite esse momento porque é nessa hora em que o nosso caráter é revelado. O nosso coração começa a ser preparado para algo maior e melhor. José após de muita espera, depois de se tornar o segundo do reino, viu o quanto mudou e amadureceu. Ele não poderia ter recebido aquela posição quando era ainda um jovem, pois não teria maturidade para exercer aquele cargo. Se tivesse recebido assim que teve aquele sonho talvez se tornaria um homem muito cruel e teria se vingado de sua família.

Esperamos porque Deus quer curar as nossas feriadas. O Deus em que servimos nos ama tanto que não quer da algo pela metade para os seus filhos. Ele quer que nossa alegria seja completa. Como Ele pode nos dar uma bicicleta se estamos em uma cadeira de rodas? Deus quer trazer cura em todas as áreas da nossa vida. A espera é somente a maca para a cirurgia que Deus esta realizando.

Esperamos pois estamos aprendendo a confiar em Deus e descansar no Seu amor. É nesse período onde a confiança em Deus é provada, pois ela é tudo o que podemos nos agarrar. Jeremias depois de passar por vários momentos na sua vida disse: “minha porção é o Senhor por isso esperarei nele” (Lm 3:24).

E por ultimo, a verdadeira espera que devemos ansiar todos os dias a volta de Cristo. Devemos ter essa expectativa nos nossos corações. O que seria melhor do que encontrar com o nosso amado? Se sua maior espera for Cristo, então as outras coisas serão absolutamente nada, pois nossa porção é Ele.

Se há tempo para tudo, então existe esse tempo de espera, e o seu propósito é valorizar as coisas que Deus nos dá, o nosso caráter será moldado, Deus ira curar nossas feridas, aprenderemos a confiar em Deus e acima de tudo, ansiaremos a volta do Messias.

Se você esta no hall é porque Deus tem um propósito para isso. Paulo uma vez disse “tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus”. Então espere o momento certo, pois o Senhor nunca tardara.



Mélodi Modesto Campos

29/01/2009