domingo, 7 de fevereiro de 2010

Problemas do dia a dia


Mateus 17:24-27

Quando Jesus e seus discípulos chegaram a Cafarnaum, os coletores do imposto de duas dracmas vieram a Pedro e perguntaram: "O mestre de vocês não paga o imposto do templo”. “Sim, paga", respondeu ele. Quando Pedro entrou na casa, Jesus foi o primeiro a falar, perguntando-lhe: "O que você acha, Simão? De quem os reis da terra cobram tributos e impostos: de seus próprios filhos ou dos outros?” Dos outros", respondeu Pedro. Disse-lhe Jesus: "Então os filhos estão isentos. Mas, para não escandalizá-los, vá ao mar e jogue o anzol. Tire o primeiro peixe que você pegar, abra-lhe a boca, e você encontrará uma moeda de quatro dracmas. Pegue-a e entregue-a a eles, para pagar o meu imposto e o seu”


Como um bom judeu e ótimo cumprir das leis, Jesus pagava seus impostos; principalmente o imposto do templo. Porem, em um determinado momento, os coletores do imposto de duas dracmas foram a um dos discípulos de Jesus, questionando se o seu Mestre pagava (Mt 17:24). Pedro, que demonstrava ter um temperamento forte, deve ter se irritado com aqueles homens.

Ao entrar em casa, antes de falar com o Mestre, a respeito do ocorrido, Jesus lhe fez uma pergunta: De quem os reis da terra cobram tributos e impostos: de seus próprios filhos ou dos outros ?(Mt 17:25). Pedro não tinha duvida, que por direito, Jesus não deveria pagar o imposto, pois era o Filho do Rei. E Jesus o respondeu: “Mas, para não escandalizá-los, vá ao mar e jogue o anzol. Tire o primeiro peixe que você pegar, abra-lhe a boca, e você encontrará uma moeda de quatro dracmas. Pegue-a e entregue-a a eles, para pagar o meu imposto e o seu” (Mt 17:27).

Pedro deveria ter entrado na casa cheio de duvidas e preocupações. Seu desejo era chegar em Jesus e dizer tudo que estava o incomodando e chateando, como perguntas e questionamentos. Porem o Mestre dos mestres sabia o que passava no seu coração, e não somente queria lhe dar uma resposta pronta, mas deu-lhe um ensinamento mais profundo. A partir das atitudes de Pedro podemos aprender como lidar como os problemas do dia a dia:

1. Encontre Jesus no seu secreto:

Pedro andava com Cristo por toda parte. Ele foi um dos discípulos que mas a Bíblia relata a estar ao lado de Jesus. Suas características eram de uma pessoa imperativa, alguém que tomava atitude, falava primeiro que os outros, não levava desaforo para casa e tinha espírito de liderança.

Apesar de Pedro sempre estar ao lado de seu Mestre, ele esperou entrar na casa para dizer o que estava passando e quais eram suas preocupações. Pedro não falou com Jesus quando estava na multidão curando os enfermos e nem quando estavam na rua. Ele esperou entrar dentro de casa para falar com o Mestre. Pedro poderia ter ficado irritado com aqueles homens, ter dado uma bronca neles e dizer que seu Mestre não tinha a obrigação de pagar o imposto do templo porque é Filho de Deus. Ele não fez nada disso, Pedro foi a Jesus dizer a raiva e indignação que estava tendo com os coletores. E mesmo assim, como conseguiria pagar o imposto, já que nenhum deles trabalhava?

Podemos falar com Deus em qualquer lugar, no carro, em casa, na rua, no restaurante, na igreja. Independente onde estamos ou com quem estar ao nosso lado o Senhor sempre ouvira a nossa oração. Porém existe um local onde Cristo quer nos encontrar todos os dias, esse lugar chama secreto. Um lugar totalmente reservado, o local onde mas ninguém pode lhe ver, somente o seu Criador. Jesus relatou a respeito desse lugar: Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará (Mt 6:6).

Deus pode responder nossa oração em qualquer lugar. Mas o secreto é o local de não termos somente uma resposta pronta, mas onde o Senhor ira nos ensinar e exortar se for preciso. É no secreto que podemos depositar todas nossas preocupações, medos e angustias do dia a dia.
Quando estiver angustiado com algo, não vá assistir ao um filme, ou passear no shop, ou ir a uma festa para lhe sentir melhor. Corra para os braços dAquele que ira resolver e trazer a solução do seu problema.


2. Creia que Jesus já sabe do seu problema:

Assim que Pedro entrou na casa, antes de falar qualquer coisa, Jesus foi ao seu encontro dizendo o que estava acontecendo.
Antes mesmo de pronunciarmos uma só palavra o Senhor já sabe o que vamos dizer (Sl 139:4). Deus sabe de todos nossos problemas que passamos, Ele sabe de todas as nossas necessidades.
O Pai celestial sabe de tudo vocês precisam (Mt 6:32).

3. Escute o que Jesus tem pra dizer:

Pedro escutou o que Jesus tinha para lhe dizer. Cristo estava dando-lhe mais um ensinamento, fazendo com que lhe lembrasse um dos seus primeiros ensinamentos, a ansiedade: Portanto, não se preocupem, dizendo:
'Que vamos comer?' ou 'Que vamos beber?' ou 'Que vamos vestir?'Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal (Mt 6:31-34).

Não precisamos ficar correndo atrás dessas coisas, pois são os outros que se preocupam em correr atrás disso, aqueles que não conhecem o Pai. Nós não devemos correr atrás das soluções dos problemas, pois somos filhos de Deus, e o nosso Pai sabe do que precisamos. O que precisamos é buscar o reino de Deus e sua justiça, pois todas nossas preocupações serão resolvidas.

4. Obedeça a ordem de Jesus por mais louca que seja:

Pedro era um grande e ótimo pescador. Ele poderia ter saído para resolver o problema. Mas não. Esperou encontrar Jesus para saber o que fazer.

O Mestre lhe pediu: Vá ao mar e jogue o anzol. Tire o primeiro peixe que você pegar, abra-lhe a boca, e você encontrará uma moeda de quatro dracma (Mt 17:27). O pedido de Jesus foi algo um pouco fora do normal.


Pedro, poderia ter pegado uma rede de pesca e vender o maximo de peixes que poderia pescar. Mas ir pescar com um anzol e achar uma moeda na boca de um peixe? Isso parece mais historia de pescador...

Antes de ir procurar emprego ou pedir ajuda para um amigo, ou fazer um empréstimo no banco, peça direção de Deus. Somente Ele poderá dizer que deve fazer. Só o Senhor tem a solução exata para nossos problemas. Mesmo que seja algo totalmete louco ou absudo. Creia no Senhor.

4. Creia no milagre que acontecerá através na nossa vida:

Jesus não pediu que Pedro fizesse algo que ele não soubesse. O Mestre pediu que ele fosse pescar, pois era o oficio de Pedro.

Deus não pedira algo que nós não conseguiremos fazer. O Senhor sabe de todas as nossas habilidades e o que podemos fazer de melhor. E é através de dos nossos dons que Ele ira operar um milagre. O milagre não acontece através da nossa força e nosso entendimento. Deu sempre resolve os problemas de uma maneira mais simples que pareça. Assim foi na vida de Pedro. Cristo não pediu que ele pegasse uma rede, mas um anzol e que nem pescar muitos peixes para vender, mas pescar somente um e abrir a boca do dele, pois a solução do problema estaria na boca daquele pequeno peixe.

5. Deus ira nos retribuir com aquilo que necessitamos dando-nos o dobro:

Pedro confiou em seu Mestre e fez o que ele havia pedido. Através da sua fé, o Senhor o abençôo.
O Senhor não nos responderá se ficarmos preocupados pensando em como podemos resolver o problema. O Senhor só nos retribui conforme a fé que está Nele. Pedro não somente pagou o imposto de Jesus mas o dele também.



Creia que o Senhor esta no controle de todas as coisas, e por mais que bagunçado estiver a sua vida, Ele não perdeu por minuto si quer o controle de tudo.



Não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois esse dia cuida de si mesmo. Basta cada dia o seu mal.

(Mateus 6:34)



Corda

"Se Deus lhe jogasse uma corda, o que você faria?
Subiria com suas forças ou pediria que ELE o puxasse?”

Muitas vezes devemos refletir como subiremos a corda,
pois Deus só lança a corda para quem pode subir,
então, se a corda foi lançada por Deus é porque você pode
chegar onde tanto tem buscado...
Quando nos sentimos fracos espiritualmente..
É aí q Deus chega e nos fortalece e segura em nossas mãos
e nos diz:-...Não temas.
Quando nos sentimos abatidos..
Jesus chega e nos faz sorrir e levantar a cabeça..
Quando tudo ao nosso redor parece não ter jeito..
Jesus vem e resolve tudo pra nós e dá um jeito em tudo..
Deus irá fazer tudo isso na sua vida e muito mais..
Porque você é muito especial ..Descanse..Aquiete o seu coração e nunca se desespere..
Deus é com você e por você..Creia somente.




Mélodi Modesto Campos
26/01/2010