domingo, 17 de janeiro de 2016

Um novo Tempo - 2016

Oi pessoal.
Sei que passei por um tempo sem publicar nada. Passaram 2 anos e meio da ultima reflexão. 
Esses últimos anos foram tempo de crescimento e redescobertas. Como iniciamos o ano de 2016 pretendo estar mais ativo aqui. 
E hoje quero compartilhar algo que Deus me disse nessa semana. Espero que sejam edificados.



Qual é o seu tempo?


A Bíblia relata em Eclesiastes 3 que há tempo para cada propósito debaixo do céu. Há tempo de amar e tempo de odiar. Tempo de plantar e tempo de colher o que se plantou. Tempo de rir e tempo de chorar. Tempo de abraçar e tempo de afastar de se abraçar. Tempo, tempo, tempo e tempo....

A verdade é, qual é o tempo que estou vivendo? Discernir os tempos não é algo que todos fazem. E se você e eu tivermos vivendo no tempo errado? Se acharmos que é tempo de colher, quanto na verdade é tempo de continuar plantando? E se pensar que é tempo de rir, quanto deveríamos estar pranteando? Se na realidade for o tempo de abraçar e não estamos abraçando o que deveria estar abraçado? Ou pior, se acreditarmos que é tempo de ajuntar, quanto na verdade deveríamos estar espalhando? Como podemos entender qual é o tempo que estamos vivendo?

A historia bíblica conta relatos onde Deus diz pro seu povo que não é tempo de festa, mas tempo de choro. Naquele dia o Soberano, o Senhor dos Exércitos, os chamou para que chorassem e pranteassem, arrancassem os seus cabelos e usassem vestes de lamento.” (Isaias 22:12). Deus sempre guiava seu povo para o tempo certo de ser vivido.

O interessante de perceber isso que por muitas vezes tentei forçar o tempo. Já perdi as contas das vezes quando tentei forçar com que as coisas acontecessem. Não tinha o menor discernimento que qual tempo estava vivendo. Era totalmente guiada pelas minhas vontades e emoções. E por consequência, sempre havia um desgaste desnecessário levando ao um resultado: a frustração.

Ironicamente, toda vez que parava para ouvir o Senhor e buscar discernimento do Espírito,  era direcionada ao tempo certo e as coisas fluíam com mais facilidade do que eu poderia imaginar.

A Bíblia diz que os filhos de Issacar entendiam dos tempos. Qual era essa tal unção que era derramada na vida deles para discernir os tempos? Jesus nos adverti dizendo: "Quando vocês vêem uma nuvem se levantando no ocidente, logo dizem: ‘Vai chover’, e assim acontece.
E quando sopra o vento sul, vocês dizem: ‘Vai fazer calor’, e assim ocorre.
Hipócritas! Vocês sabem interpretar o aspecto da terra e do céu. Como não sabem interpretar o tempo presente? (
Lucas 12:54-56
)

Discernir os tempos é um dom dado para todos os justos. Entender o que o tempo exato das coisas acontecerem é se precipitar e estar preparado para agir. Do qual não perderíamos mais tempo tentando forçar com que as coisas acontecem, e agiríamos a favor da vontade e plenitude de Deus em nossas vidas.

Chegou o tempo de discerne o tempo em que está vivendo.


  Qual é seu tempo?