sexta-feira, 17 de julho de 2009

Quem sou Eu?!?!




Êxodo 3:5-14


Deus disse: Pare aí e tire as sandálias, pois o lugar onde você está é um lugar sagrado. E Deus continuou: Eu sou o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Aí Moisés cobriu o rosto porque ficou com medo de olhar para Deus. Então o SENHOR disse: Eu tenho visto como o meu povo está sendo maltratado no Egito; tenho ouvido o seu pedido de socorro por causa dos seus feitores. Sei o que estão sofrendo. Por isso desci para libertá-los do poder dos egípcios e para levá-los do Egito para uma terra grande e boa. É uma terra boa e rica, onde moram os cananeus, os heteus, os amorreus, os perizeus, os heveus e os jebuseus. De fato, tenho ouvido o pedido de socorro do meu povo e tenho visto como os egípcios os maltratam. Agora venha, e eu o enviarei ao rei do Egito para que você tire de lá o meu povo, os israelitas.
Moisés perguntou a Deus: Quem sou eu para ir falar com o rei do Egito e tirar daquela terra o povo de Israel? Deus respondeu: Eu estarei com você. Quando você tirar do Egito o meu povo, vocês vão me adorar neste monte, e isso será uma prova de que eu o enviei. Porém Moisés disse: Quando eu for falar com os israelitas e lhes disser: “O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês”, eles vão me perguntar: “Qual é o nome dele?” Aí o que é que eu digo? Deus disse: EU SOU QUEM SOU. E disse ainda:Você dirá o seguinte: “EU SOU me enviou a vocês.”



Todos os homens chamados por Deus passaram pela crise de identidade “Quem sou eu?” Muitos não conheciam quem era na verdade. Na realidade, o homem não sabe o que é. Essa é uma pergunta que não quer calar, “Quem eu sou? Para que fui criado? Qual é o meu propósito aqui na terra?” Sabemos dizer o que é a terra, a planta, os seres vivos, mas não o que é o homem. Ninguém conseguiu responde-la. Aristóteles, Platão, Kant, Confúcio, Einstein, e tantos outros pensadores nunca conseguiram responder.
E isso não foi diferente na vida de Moises. Naquele momento ele estava no meu dessa crise existencial.Ele sabia o que é o Egito, o povo, o deserto; mas não sabia quem era, e nem o seu propósito. Ele já foi príncipe, egípcio, hebreu, assassino, fugitivo, peregrino, tantas e tantas coisas, porem não sabia quem era.
Em Salmo 139:13 diz: “Tu criaste cada parte do meu corpo; tu me formaste na barriga da minha mãe.” Essa passagem diz que Deus criou tudo que existe em nós, ainda quando estávamos dentro do ventre da nossa mãe. Ele já havia traçado um plano e propósito para cada um de nós. Nós já tínhamos uma identidade. (Is 49:1)
Para encontrar nossa identidade, temos que perguntar para o nosso Criador. Para saber qual é o propósito de uma maquina, temos que consultar o seu fabricante. Deus criou o universo e tudo o que nele há. Ele nos criou a Sua imagem e semelhança. Se somos semelhantes a Deus , então nos parecemos com Ele. Então a nossa pergunta tem que ser “Quem é Deus?”
Assim que Moises entrou na presença de Deus, viu o Senhor e descobriu quem era Deus. Não o deus como os do Egípcio. Mas o Senhor dos senhores, o Deus EU SOU.
Quando temos um encontro com Cristo, vemos quem verdadeiramente quem somos. Moises viu a sua inferioridade (Ex 3:6b). Ele olhou pra si mesmo. A partir disso, Deus começou a falar o seu propósito.
Que é o homem? O salmista responde essa pergunta “Que é o homem, que dele te lembres? E o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste.” (Sl 8:4-5). Moises fez essa mesma pergunta pra Deus “Quem sou eu?” Mas Deus não respondeu sua pergunta, somente disse que iria junto com ele.
Deus nos criou um pouco abaixo Dele. A única pessoa que esta acima de nós é Deus. O caminho para sabermos nossa identidade é saber quem é Deus. E isso é só adquirido com uma caminha de intimidade com Deus.
Moises após de conhecer sua identidade e saber o seu propósito, levantou, pegou as suas coisas e saiu para cumprir o seu chamado. Ele não continuou no deserto sendo pastor de ovelhas. Ele tomou posse de ser o libertador de Israel, o que iria levar o povo para a terra prometida. Quando recebemos o chamado de Deus, temos que tomar posse, nos levantar do lugar de comodismo e ir para onde Deus nos falou para ir.
Daquele dia em diante Moises nunca mais foi o mesmo. Ele desceu daquele monte totalmente diferente de quando subiu. Temos que subir ao monte do Senhor, pois é somente lá onde encontraremos a resposta da pergunta:


“Quem sou eu?”


Mélodi Modesto Campos

25/04/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário