domingo, 20 de dezembro de 2009

Estimativas



Provérbios 3:5

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento.


O Homem ou Homo sapiens, considerado pela biologia, é um dos seres viventes mais inteligentes da terra. Nós entendemos de tudo: o universo e suas galáxias; a medicina e tecnologia; o planeta e tudo que existe nele até um minúsculo átomo. A Filosofia responde a qualquer pergunta; a Ciência explica qualquer fenômeno ocorrido no mundo e fora dele; a Medicina encontra cura para qualquer doença e a Tecnologia ajuda a cada vez mais a vida de todos.
Apesar de sabermos de praticamente tudo, existe algo que nem a Filosofia responde, a Ciência não explica, a Medida não encontra e a Tecnologia não ajuda; são os planos de Deus para vida de seus filhos.
Por mais que somos seres inteligentes, jamais conseguiremos desvendar o pensamento que o Senhor tem para nossas vidas. Por mais que possamos estudar, perguntar, fazer orações, vodu, desvendar o futuro, ler a mão, pesquisar nos astros, nunca saberemos o que se passa na mente do nosso Criador. Pois certa vez Isaias disse: ‘Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos’, declara o Senhor. (Is 55:8).
Quem poderá conhecer-Lo? Nenhum ser aqui na terra poderá compreender o completo e complexo plano do Pai celestial para com a vida de cada um de seus filhos. O pensamento da humanidade é muito limitado em comparação ao pensamento de Deus. Ele é muito complexo ao criar algo e muito perfeito para trazer a existência. A nossa matemática e estatística são completamente diferente da Dele. Como em afirmar que existem 98% de chance um time de futebol ser rebaixado para a segunda divisão. As estimativas estavam todas certas, nas contas não havia um si quer erro de calculo, mas quem poderia explicar qual eram os planos do Senhor para com aquele time?
Diante de Deus nossa sabedoria se torna em absolutamente nada. Por mais que tudo venha dizer que é assim e não existe possibilidade de mudar. Mas quando Deus entra na historia o fim se torna imprevisível. Todos podem estar dizendo que só a 2% de as coisas mudarem, mas quando esses 2% estar indo contra os planos de Deus eles se tornam, no mundo espiritual, em 98% de mudar e 2% de não acontecer.
Já em contrapartida, o nosso adversário ira dizer: “como 2% poderá mudar aquele placar? 98% nunca poderemos ser vencidos por uns pequenos e míseros 2%.” Ele vem com a tão famosa persuasão e sofisma para nos desanimar e roubar a nossa fé.
A vida é cheia de estimativas e cálculos, mas nosso entendimento nunca poderá ser igualado com o entendimento o Altíssimo. Não se apóie no seu próprio entendimento, pois um simples gol poderá se tornar uma serie de vitórias consecutivas.
Não confie no que vê, nas contas, estimativas, e em seu próprio entendimento. Creia em Deus, pois para Ele 2% são o suficiente para mudar a tabela, transformando completamente sua vida. E aquilo que era missão-impossível si tornará:

Missão-Cumprida


Mélodi Modesto Campos
BSB- 07/12/2009

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Ansiedade


1 Pedro 5:6-7
Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que há seu tempo vos exalte; lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

Um dos maiores mal que assolam a humanidade nesse século é o TEMPO. Não temos tempo para nada. Sempre estamos correndo para resolver algo, ou atrasados para algum compromisso. Querendo que as coisas aconteçam o mais rápido possível. Somos conhecidos como a geração “fast food”. Tem quer ser rápido e prático.

O combustível que faz essa engrenagem girar cada vez mais rápida é a ANSIEDADE. Existem dois tipos de ansiedade: uma é a ansiedade por causa da preocupação e a outra é a ansiedade causada pelo tempo, querendo que as coisas aconteçam logo.

A raiz do mal desse século é a ANSIEDADE. Se pararmos pra pensar sempre estamos ansiosos por alguma coisa. Não tem dinheiro pra cobrir o cheque que ira cair no outro dia; não estudou para a prova que será daqui algumas horas; não teve tempo de ir entregar os documentos da empresa; está atrasado para uma reunião ou para entrar no trabalho. Um mal que nos assola tanto que nem percebemos. E a pergunta a ser feita é: Como combate-la?

O apostolo Pedro responde a essa pergunta: Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus (1Pe 5:6a). A humilhação é o único caminho que nos leva para uma vida cheia de paz. Devemos deixar que Deus nos guie e direcione. Não sermos dono do nosso tempo, mas deixar o Senhor dirigir-lo.

É Deus quem sabe à hora certa que deve agir, não nós: Para que há seu tempo vos exalte (1Pe5:6b). Temos a triste ilusão de pensar em qual é à hora certa das coisas acontecerem, achamos que se não acontecer naquele local com aquelas pessoas não terá mais oportunidade para que a vida melhore. Mas o salmista nos ensinou para andar na dependência de Deus, e não do nosso conhecimento. Devemos deixar de sermos relojoeiros e abrir mão de todos os nossos relógios permitindo o Mestre controlar o nosso tempo, porque ele tem cuidado de vós (1Pe 5:7b).

A ansiedade destrói todo nosso entendimento para não ver o que estar na nossa frente. Ficamos tão ansiosos com o que ira acontecer e acendemos um holofote, mas na realidade essa “luz” nos cega, não deixando ver o que estar na frente do nosso nariz; fazendo que caiamos na ilusão de que estamos no controle do tempo, mas na realidade não conseguimos controlar absolutamente nada.

Já Deus age o oposto, ele não é um holofote, mas lâmpada para os nossos pés (Sl 119:5). Deus não mostra tudo que queremos, mas o necessário pra que possamos ter uma vida cheia de paz e tranquilidade. Se deixarmos Deus nos guiar nos pequenos passos, curtiremos mais a caminhada do que a linha de chegada. Deixe Deus guiar a seus passos, tirando toda a ansiedade do seu coração.

A maior alegria do homem é curtir a caminhada
junto com seu Amado, Jesus Cristo.


Mélodi Modesto Campos
BSB- 25/11/2009