sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Ansiedade


1 Pedro 5:6-7
Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que há seu tempo vos exalte; lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

Um dos maiores mal que assolam a humanidade nesse século é o TEMPO. Não temos tempo para nada. Sempre estamos correndo para resolver algo, ou atrasados para algum compromisso. Querendo que as coisas aconteçam o mais rápido possível. Somos conhecidos como a geração “fast food”. Tem quer ser rápido e prático.

O combustível que faz essa engrenagem girar cada vez mais rápida é a ANSIEDADE. Existem dois tipos de ansiedade: uma é a ansiedade por causa da preocupação e a outra é a ansiedade causada pelo tempo, querendo que as coisas aconteçam logo.

A raiz do mal desse século é a ANSIEDADE. Se pararmos pra pensar sempre estamos ansiosos por alguma coisa. Não tem dinheiro pra cobrir o cheque que ira cair no outro dia; não estudou para a prova que será daqui algumas horas; não teve tempo de ir entregar os documentos da empresa; está atrasado para uma reunião ou para entrar no trabalho. Um mal que nos assola tanto que nem percebemos. E a pergunta a ser feita é: Como combate-la?

O apostolo Pedro responde a essa pergunta: Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus (1Pe 5:6a). A humilhação é o único caminho que nos leva para uma vida cheia de paz. Devemos deixar que Deus nos guie e direcione. Não sermos dono do nosso tempo, mas deixar o Senhor dirigir-lo.

É Deus quem sabe à hora certa que deve agir, não nós: Para que há seu tempo vos exalte (1Pe5:6b). Temos a triste ilusão de pensar em qual é à hora certa das coisas acontecerem, achamos que se não acontecer naquele local com aquelas pessoas não terá mais oportunidade para que a vida melhore. Mas o salmista nos ensinou para andar na dependência de Deus, e não do nosso conhecimento. Devemos deixar de sermos relojoeiros e abrir mão de todos os nossos relógios permitindo o Mestre controlar o nosso tempo, porque ele tem cuidado de vós (1Pe 5:7b).

A ansiedade destrói todo nosso entendimento para não ver o que estar na nossa frente. Ficamos tão ansiosos com o que ira acontecer e acendemos um holofote, mas na realidade essa “luz” nos cega, não deixando ver o que estar na frente do nosso nariz; fazendo que caiamos na ilusão de que estamos no controle do tempo, mas na realidade não conseguimos controlar absolutamente nada.

Já Deus age o oposto, ele não é um holofote, mas lâmpada para os nossos pés (Sl 119:5). Deus não mostra tudo que queremos, mas o necessário pra que possamos ter uma vida cheia de paz e tranquilidade. Se deixarmos Deus nos guiar nos pequenos passos, curtiremos mais a caminhada do que a linha de chegada. Deixe Deus guiar a seus passos, tirando toda a ansiedade do seu coração.

A maior alegria do homem é curtir a caminhada
junto com seu Amado, Jesus Cristo.


Mélodi Modesto Campos
BSB- 25/11/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário