domingo, 29 de agosto de 2010

O Verdadeiro Arrependimento. Parte 1



Oi gente!

Desculpa por não ter escrito nada nesses últimos meses. Eu estava passando por alguns momentos de transição na vida.
Hoje vou começar a postar um estudo que dei aqui no ministério que participo: Adorar-te. Ele será dividido em duas partes.

Deus abençõe cada um e que possamos ter uma vida de arrependimento.

Com carinho:
Mélodi Modesto





O Verdadeiro Arrependimento- Parte 1

Salmo 51

No mundo do qual vivemos, o pecado foi abolido do meio da sociedade. Não existe mais pecado entre os seres humanos. Cada vez mais a psicologia comprova que existe uma deficiência no nosso cérebro fazendo com que cometemos uma infração. Quando uma mulher matar uma pessoa, ela poderá ser inocentada, comprovando que estava com TPM na hora do crime. Se uma pessoa furtar qualquer objeto, não será considerado um ladrão, mais um cleptomaníaco. Cada dia que passa, o homem arruma alguma justificava para encobrir seu pecado.

Infelizmente essa mensagem que está sendo pregada pelo mundo e também por algumas igrejas. São sofismas que satanás tem plantado no meio da sociedade, já que a Bíblia relata uma mensagem completamente diferente dessa que escutamos todos os dias. O Salmo 51 é a prova do quanto estamos enganando a nós mesmo. O salmista diz no versículo 5: Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe. Davi relata nesse texto que somos totalmente pecadores desde que fomos concebidos no ventre da nossa mãe. Nós nascemos no pecado e vivemos em um corpo pecaminoso.

Sem pecado é impossível se arrepender, pois, para que possamos nos arrepender de algo devemos reconhecer que cometemos algum erro. Acreditamos que somos pessoas boas, não fazemos mal a ninguém, vivemos uma vida “direita”, fazendo caridade, doando todos os anos dinheiro para o Criança Esperança e Teleton. Consideramos que somos espirituais, pois vamos aos cultos religiosos, não roubamos, não matamos, não fumamos e nem bebemos. Com isso garantimos nosso passaporte para vida eterna.

Através do conhecimento humano nunca iremos reconhecer os nossos erros e falhos. Somente pela sabedoria de Deus iremos ser convencidos pelos nossos pecados, pois somente o Espírito que nos convence de nossos pecados. Em 1 João 1 nos uma mensagem completamente daquela que acreditamos. Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós (I Jo 1:8). A Bíblia relata a mais pura verdade, mas nós queremos ignorá-la, preferindo viver debaixo do engano.

Após pecar contra o Deus (2 Sm 11), Davi escreveu o Salmo 51, declarando seu verdadeiro arrependimento, pedindo perdão pelo seu ato pecaminoso, com isso, Davi nos ensina quais são as atitudes daquele que realmente se arrepende.

Ø Atitudes de um verdadeiro arrependimento:

1. Aquele que se arrependi sempre reconhece o seu erro (vs.3)

Todos nós sabemos onde erramos. Por mais que enganamos a nós mesmo, sempre sabemos onde o nosso erro foi cometido. O Senhor sempre vem ao nosso encontro para nos confrontar, trazendo à luz aquilo que escondemos; o pecado.

Independente se entende de ética e moral, todos sabem quando fez algo de errado, isso se encontra na nossa natureza. Como uma criança desobedece aos pais, ela própria se acusa com suas atitudes. Assim somos nós perante o Pai celestial, acusamos a nós mesmo através das atitudes. A natureza que temos sabe quando alguma coisa esta errada.

2. Aquele que se arrependi não fica arrumando argumentos para o seu erro (vs.4)

O verdadeiro arrependimento traz um peso na nossa alma fazendo com que não arrumemos alguma desculpa para o erro. Independente da falha que cometeu não ficara arrumando algum argumento para seu pecado.

As atitudes de Saul e Davi foram diferentes. Os dois pecaram contra Deus, mas o que fez um se tornar o rei fracassado e o outro o maior rei de Israel, foram suas atitudes diante do pecado. Saul pecou por não ter desobedecido ao Senhor (I Sm 15); Davi cometeu adultério e assassinato (II Sm 12). Dois pecados completamente diferentes, porém não foi o tamanho do pecado que os tornou um rei ruim e outro bom, mas a reação diante do pecado. O arrependimento de Saul foi de boca pra fora, ele ficou arrumando argumentos para o seu erro, colocando varias desculpas. Davi foi completamente ao contrario, ele simplesmente disse: “Pequei contra Deus”, e não ficou dando justificativa de ter pecado.

O Senhor não quer que nós demos justificativas de que erramos. Muitos de nós ficamos arrumando desculpa para o seu erro usando ate versículos bíblicos: “Fazer o que? A carne é fraca”. Esse tipo de atitude é reprovado por Deus, o Senhor não se agrada daqueles que se colocam como vitimas das circunstancias, mas se alegra com aqueles que declaram que são culpados, não inocentes.


Continua....

Nenhum comentário:

Postar um comentário