domingo, 17 de maio de 2009

Papa-Léguas


Quando somos crianças, gostamos muito de assistir desenhos. Na minha época passava, Pica-Pau, Cavaleiro dos Zodíaco, Ursinhos Carinhosos, Cavalo de fogo, Perna Longa, Papa-léguas, Poupai, Corrida maluca, e tantos outros.
Um desses desenhos me chamou muita atenção desses últimos dias, Papa-Léguas.
Papa-léguas e o Coiote foram feitos pela Wagner Bros
. Um desenho animado que surgiu no final da década de 40. Os personagens são o Papa-léguas e o Coiote. A função do Papa-léguas é levar a encomenda das industrias ACME, e o Coite usa esses mesmos produtos para captura-lo e come-lo.
A vida é uma jornada em que percorremos, isso que diz o escritor aos Hebreus “corramos com perseverança a corrida que nos é proposta (Hb 12:1)”. Mas a função de Satanás é nos impedir diante dessa corrida “ O diabo veio para matar, roubar e destruir (Jo 10:10)”.
Nossa vida começa a ser parecida com a do Papa-léguas. Estamos correndo com “mercadorias celestiais”, para qual fomos chamados. E o Coite sempre aparece no meio do caminho para impedir o nosso trajeto. Sempre aparece alguém para nos colocar para baixo, um que fere nossos sentimos, o amigo que traiu nossa confiança, um grande líder com falsa humildade. Tantas e tantas outras coisas que acabam impedindo continuar nossa jornada. O mantenedor que não mandou o dinheiro, a falta de apoio da igreja, até mesmo dos pais, as pessoas que sempre criticam quando você obedece a voz de Deus.
São esses e outros impecilios que tiram toda a nossa esperança de continuar correndo. E o pior de tudo, que muitas armadilhas colocadas pelo inimigo vem da própria “empresa que trabalhamos”. Por que Deus permite isso?
O Papa-léguas nos ensina algo maravilhoso para nós. Podemos estar no deserto do sudeste americano. Temos que passar por lá para entregarmos a encomenda. Vermos à quilómetros de distância uma armadilha que o Coiote nos preparou. E o que ele faz? Para e fica se lamentando por tantos obstáculos que esta passando? Fica com uma auto-comiseração, dizendo que já basta o sol quente, o chão queimando os pés, e tem que passar por aquelas armadilhas e ser morto? NÃO. Ele continua correndo. Ele não está nem aí se as bombas iram despedaça-lo, se o machado vai cortar a sua cabeça ou se o rolo compressor vai esmagar o seu corpo. Ele somente corre em direção a sua jornada.


Os discípulos viveram isso. Em um determinado momento Jesus pediu para ele atravessarem para o outro lado, mas durante a noite veio uma tempestade muito forte ao ponto de morrerem. Eles aviam recebido uma ordem direto de Jesus: "Atravessai pra o outro lado". Recebemos muitas ordens de Deus assim, mas acabamos indo em direção a uma grande tempestade, e acabamos duvidando do chamado que Deus nos deu.
“O que faço quando todos estão contra mim? Ninguém acredita no meu chamado. Para falar a verdade, nem sei se mesmo acredito que foi Deus quem falou. Será que tudo não foi fruto da minha imaginação? Deus me abandonou. Ele somente chama, e depois me deixa aqui nesse deserto horrível com o meu maior inimigo, usando todo tipo de munição para me comer.” Pensamentos como esse vem na nossa mente. Talves passou isso na cabeça dos discípulos. E o que devemos fazer.
Eu lhe digo o que fazer. CONTINUE CORRENDO. Assim como a Dolly, do Procurando Nemo, CONTINUE A NADAR. Não pare de correr. Não se preocupe com as armadilhas, fique de olho no seu alvo e corra.
Sempre no final do desenho, o Papa-léguas passava ileso pelas armadilhas, e o Coiote acabava caindo na própria armadilha que ele construiu. O Papa-léguas não fazia absolutamente nada. Ele só passava por cima das armadilhas.
“Como isso pode acontecer? Como as armadilhas irão falhar?” Não sei. Só sei que acontece um inexplicável. O Coiote perde e o Papa-léguas sempre vence.


Os discípulos quando pensaram que tudo iria acabar, viram Jesus andando sobre as águas.
Paulo entendeu essa mensagem quando disse, “somos mais que vencedores em Cristo Jesus” (Rm 8: 37). Podemos vencer qualquer obstáculo nas nossas vidas por meio de Jesus. Não existe armadilha suficiente para Satanás nos impedir, quando estamos com Cristo. Ele não nos abandonou no meu do deserto para que possamos nos virar sozinhos. Ele nos confiou um chamado, e nos capacitou para correr. As armadilhas é Ele quem vai livrar. Tão somente temos que crer Nele.
O maior inimigo do Coiote é a gravidade. Ele sempre cai de um penhasco, ou uma pedra cai em cima dele. E qual é o futuro do nosso inimigo? O Inferno eterno. Ele já é um derrotado. O seu lugar dele é no chão. Jesus já nos deu autoridade para pisarmos em serpentes e escorpiões (Lc 10:16) . Toda vez que Satanás vir te impedir, diga para ele que ele é um derrotado, e o seu lugar é no lago de fogo debaixo nos nossos pés. O Coiote acaba saindo mais humilhado do que ferido. Humilhe o seu inimigo. Tenha certeza que ele já é um derrotado.
A única fala em que ouvimos em todo o desenho é o Bip Bip do Papa-léguas. Satanás tem que saber que é você que esta chegando e o seu som é diferente do som que ele ouve. É um som da buzina do céu, dizendo que o servo do Senhor esta passando. Assim que ver seu inimigo humilhado zombe dele. Elias zombou dos seus inimigos quando o queriam mata-lo (1 Rs 18:27). Zombe daqueles que te persegue. Zombe daquele que te humilha. Zombe de Satanás, pois ele já é um derrotado.
Continue correndo a corrida que lhe é proposta. E creio que seus inimigos já foram derrotados na cruz do Calvário.

Tão somente continue a correr...

Mélodi Modesto Campos



17/03/2009

2 comentários:

  1. Essa é uma das reflexões que eu mais gosto!
    Porque falou muito comigo em um dos momentos
    que eu mais precisava! Pude perceber mesmo Deus falando comigo:"PeRsEveRe, ConTiNuE, CoRRa a carreira que te está proposta!"
    Foi um tempo muito bom qdo Deus me edificou e sempre me edifica com essa reflexão!
    Bjão Mel!!! Tô gostando de ver hein?!
    saudds...

    bjim bjim... =]

    ResponderExcluir
  2. olá melodi.
    gostei da sua iniciativa. me fez lembrar do tempo de ministração, onde vc compartilhava dos seus textos comigo e com a Fe. muito legal!fico feliz!
    Falando sobre o coite e o papa-legás...
    há pouco tempo comentei algumas coisas que o Senhor compartilhou comigo através desse desenho. é curioso como satanás sempre cai em sua proprias armadilhas assim como o coiote.....
    um grande abraço..

    ResponderExcluir