sábado, 4 de julho de 2009

Esperar...




Eclesiaste 3:1- Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.


ESPERAR... Essa é uma palavra em que convivemos todos os dias.
Todos os homens e mulheres na Bíblia passaram por esse momento de ESPERA. Abraão esperou 25 anos para Isaque nascer. Jacó esperou 14 anos para ter Raquel. Moises esperou 40 anos para ver a terra prometida. Jesus esperou 30 anos para começar seu ministério. Os discípulos esperaram 3 dias para a descida do Espírito Santo. Paulo esperou 3 anos para ir pregar o evangelho. ESPERAR, ESPERAR e ESPERAR... Por que essa palavra nos persegue tanto? Temos que esperar para tirar carteira de motorista,esperar para passar na faculdade, esperar 9 meses para ganhar um bebê, esperar para namorar, noivar e casar. Se pararmos pra pensar,estamos sempre esperando algo.
Mas por que temos que esperar? Por que as coisas simplesmente não acontecem quando queremos? Por que temos que esperar as promessas de Deus se realizar?

C. S. Liwis escreveu algo interessante sobre a espera no seu livro Cristianismo Puro e Simples:
“Espero que nenhum leitor suponha que estamos promovendo algum “mero” cristianismo como espécie de alternativa para credos das comunidades existentes. Trata-se muito antes de um hall de entrada, cujas portas se abrem para vários cômodos. Se eu conseguir conduzir qualquer pessoa para o hall, já terei feito a minha parte. Mas é nos cômodos, e não no hall que se encontra o conforto, as cadeiras e onde são oferecidas as refeições. O hall é uma espécie de sala de espera, um lugar do qual se tenta abrir varias portas, e não um lugar para se morar. Por isso mesmo, trata-se do pior dos todos os cômodos, e, ainda sim, penso eu, do melhor de todos. É verdade que algumas pessoas podem achar que terão de esperar muito tempo no hall, enquanto outros quase têm certeza em que a porta deve bater. Não faço idéia da razão dessa diferença, mas tenho certeza de que Deus não deixa esperar, a menos que ele veja que seja bom para essa pessoa esperar. Quando você entra no quarto, entenderá que a espera demorada lhe fez algum bem que você, do contrario, não teria tido. Mas você deve considerar essa espera como um acampamento. Você deve continuar orando pedindo luz e , é claro, ate mesmo no hall, você deve começar a tentar obedecer às regras comuns em toda a casa. E, acima de tudo, você terá de continuar perguntando qual a porta verdadeira, e não qual lhe agrada mais pela sua pintura e seus ornamentos. Em linguagem clara, a questão não deve jamais ser: “Será que eu gosto desse tipo de serviço?” E, sim: “Será que essa doutrina é verdadeira? Há santidade aqui? Será que a minha consciência me movendo em direção a isso? Até que ponto a minha relutância em bater nessa porta se deve ao meu orgulho, ou ao meu gosto pessoal, ou à minha aversão a esse porteiro?”
Quando você chegar a seu quarto, seja bondoso com aqueles que ainda se encontram no hall. Se eles estiverem errados, precisarão mais ainda de suas orações; e, se forem seus inimigos, então você tem a ordem de orar por eles. Essa é uma das regras comuns em toda a casa.”

Existem muitos os motivos do por que Deus permite que passamos por esse momento de espera; e estarei pontuando alguns deles:
Esperamos pois aprendemos a valorizar aquilo que tanto queremos. Com essa espera criamos uma expectativa no nosso coração. Começamos a ver o seu valor. Se ganhássemos na mesmo hora em que desejássemos nos tornaríamos filhos mimados e chatos. Seriamos pessoas irritantes, sem graça. Olharíamos para o que ganhamos e no outro dia pedíamos outra coisa. A espera nos enche de amor, de carinho e prazer. Quando recebemos, ficamos contentes, porque sabemos o quanto foi difícil não ter.

Esperamos para que o nosso caráter venha a ser forjado. Deus permite esse momento porque é nessa hora em que o nosso caráter é revelado. O nosso coração começa a ser preparado para algo maior e melhor. José após de muita espera, depois de se tornar o segundo do reino, viu o quanto mudou e amadureceu. Ele não poderia ter recebido aquela posição quando era ainda um jovem, pois não teria maturidade para exercer aquele cargo. Se tivesse recebido assim que teve aquele sonho talvez se tornaria um homem muito cruel e teria se vingado de sua família.

Esperamos porque Deus quer curar as nossas feriadas. O Deus em que servimos nos ama tanto que não quer da algo pela metade para os seus filhos. Ele quer que nossa alegria seja completa. Como Ele pode nos dar uma bicicleta se estamos em uma cadeira de rodas? Deus quer trazer cura em todas as áreas da nossa vida. A espera é somente a maca para a cirurgia que Deus esta realizando.

Esperamos pois estamos aprendendo a confiar em Deus e descansar no Seu amor. É nesse período onde a confiança em Deus é provada, pois ela é tudo o que podemos nos agarrar. Jeremias depois de passar por vários momentos na sua vida disse: “minha porção é o Senhor por isso esperarei nele” (Lm 3:24).

E por ultimo, a verdadeira espera que devemos ansiar todos os dias a volta de Cristo. Devemos ter essa expectativa nos nossos corações. O que seria melhor do que encontrar com o nosso amado? Se sua maior espera for Cristo, então as outras coisas serão absolutamente nada, pois nossa porção é Ele.

Se há tempo para tudo, então existe esse tempo de espera, e o seu propósito é valorizar as coisas que Deus nos dá, o nosso caráter será moldado, Deus ira curar nossas feridas, aprenderemos a confiar em Deus e acima de tudo, ansiaremos a volta do Messias.

Se você esta no hall é porque Deus tem um propósito para isso. Paulo uma vez disse “tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus”. Então espere o momento certo, pois o Senhor nunca tardara.



Mélodi Modesto Campos

29/01/2009

2 comentários:

  1. Ah amiga!!! Que lindo tudo isso!!! É verdad... Esperar é preciso!!! E como diz a frase..."Esperar nunca é um erro!" heheh.. Bjus Mel.. que Deus continue te usando cada vez mais!
    Fale nao se cale!!!

    bjimm bjim

    adelita =]

    ResponderExcluir
  2. Bom, é um belo tratamento e espera,as vezes colocamo nossas mãos e estragamos é como as pessoas mais antigas falam:
    Quando estiver batendo o bolo, não mexa porque a outra mão pode fazer o bolo não crescer, ou seja, nossas mãos não tem o mesmo poder de DEUS.

    é dificil mesmo esperar o que DEUS tem para nós.

    Mas temos que viver, mas sempre ficamos olhando no portão, esperando um telefonema e ouvir algo que esperamos a muito tempo.

    A espera é amiga da paciencia.

    ResponderExcluir