sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Confiança


Isaías 40:12-14

Quem mediu as águas na concha da mão, ou com o palmo definiu os limites dos céus? Quem jamais calculou o peso da terra, ou pesou os montes na balança e as colinas nos seus pratos?
Quem definiu limites para o Espírito do Senhor, ou o instruiu como seu conselheiro?
A quem o Senhor consultou que pudesse esclarecê-lo, e que lhe ensinasse a julgar com justiça? Quem lhe ensinou o conhecimento ou lhe apontou o caminho da sabedoria?


Na caminhada cristã aprendemos algo essencial para andar com Cristo:

CONFIANÇA.

Quando aceitamos Jesus como Senhor e Salvador nas nossas vidas, entregamos as rédeas do nosso ser, para que Ele venha conduzi-las e deixamos de sermos nossos próprios “deuses”, para Cristo ser o Único Deus.


Já a confiança não é algo fácil de ser adquirido. Aprendemos à vida toda que não deveríamos confiar nos outros, pois todas as pessoas são gananciosas e egoístas, só querem tirar o proveito da situação para poder subir em cima de você. E como podemos entregar nossas vidas para alguém que não confiamos?

Na realidade a única que pessoa que verdadeiramente confiamos e acreditamos é o nosso “eu”, pois “ele” jamais desejará algo ruim para si mesmo. Quem já desejou algo ruim para o seu corpo? Ou quem planejou uma vingança para seu próprio ser? Nenhum louco faria isso. Até uma pessoa que deseja a morte, na realidade não quer morrer, mas quer colocar fim na dor que estão sentindo.

Como pessoas que confiam mais em si mesmo poderão entregar aquilo que é mais valioso: A VIDA, para alguém que nem ao menos pode ser visto?
CONFIANÇA entra na lista dos maiores desafios que o homem pode enfrentar:

CONFIAR EM DEUS.

Acreditar em algo que foi escrito há muitos séculos. Confiar mesmo quando não vemos nada. Acreditar em um Deus que se preocupa com você. Essas são umas das muitas coisas que os seguidores de Cristo têm que passar.

Essa confiança em Jesus requer renuncias, como: sonhos, desejos, família, futuro certo, planos, etc. Com isso faz com que aprendemos cada vez mais a confiar Dele. Devemos renunciar tudo por amor a Jesus, e isso faz com que coloquemos a confiança em jogo. Não DUVIDAR de Deus.
A DUVIDA é a maior rival da CONFIANÇA. Ninguém consegue confiar plenamente quando existe duvida no coração. E a maior arma da duvida é o QUESTIONAMENTO. Quando começamos a duvidar do que Deus estar fazendo, começamos a questioná-lo. “Será que verdadeiramente fiz a escolha certa?”; “Acho que estava equivocado quando fiz aquilo?”; “Deve ter sido o emocionalismo, eu estava muito emocionado quando tomei aquela decisão.” Perguntas que vem bombardeando o nosso intelecto, fazendo de tudo para que duvidemos da soberania de Deus.

Um dos motivos de ter feito Pedro afundar foi à falta de confiança no seu Mestre. Jesus disse para ele: Vem (Mt 14:29a). Pedro só saiu do barco por causa da ordem de Jesus, somente por Ele ter dito para ir. Porém, na caminhada essa confiança foi se acabando, fazendo com que Pedro afundasse (Mt 14:30).

Quando começamos a ficar com duvida, o MEDO entra em sena, fazendo com que toda confiança vá embora. Pedro havia acabado de deixar um lugar seguro (o barco) contra a tempestade para ter com Jesus. Ele renunciou uma segurança, de não afundar, deixou toda sua experiência de um marinheiro e abandonou sua confiança em si mesmo, para ir ter com Jesus, andando sobre as águas. Ele confiou no seu Mestre quando Ele disse: Venha Pedro.Mas no meio do caminho, duvidou. Sentiu medo dos ventos e das ondas. Deixou de acreditar no Mestre dos mestres, e começou afundar.

Da mesma maneira, nós agimos como Pedro. Dizemos a Deus que o seguiríamos não importa qual seja a situação. Não o abandonaríamos, não importa qual seja a tempestade. Mas quando o chuvisco se torna em um furacão, jogamos a CONFIANÇA fora e começamos a duvidar de Deus.

Questionamos sua soberania e damos palpite pela sua justiça.

Jó viveu exatamente isso. Ele questionou a justiça de Deus e queria saber onde havia errado, qual era o seu pecado: Ah, se eu soubesse onde encontrá-lo, e pudesse chegar ao seu tribunal! (Jó 23:3). Porém a resposta de Deus para Jó foi: Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Faze-mo saber, se tens entendimento. Quem lhe fixou as medidas, se é que o sabes? Ou quem a mediu com o cordel? Sobre que foram firmadas as suas bases, ou quem lhe assentou a pedra de esquina, quando juntas cantavam as estrelas da manhã, e todos os filhos de Deus bradavam de júbilo? Ou quem encerrou com portas o mar, quando este rompeu e saiu da madre; quando eu lhe pus nuvens por vestidura, e escuridão por faixas, e lhe tracei limites, pondo-lhe portas e ferrolhos. (Jó 28:4-10).

Quem somos nós para questionar a Deus e duvidar do que Ele esta fazendo? Existem momentos na vida em que renunciamos algo por causa de Cristo, e no meio do caminho duvidamos Dele, questionando.

Isaías perguntou para a nação de Israel: Quem definiu limites para o Espírito do Senhor, ou o instruiu como seu conselheiro?(Is 40:13) Assim como o povo de Israel, queremos dar palpite para Deus, dizendo como Ele deve fazer ou não. Quando as coisas saem fora dos eixos, queremos pegar novamente as rédeas da vida e conduzi-la da nossa maneira. CONFIAR em Deus tem que ser até o fim, não em determinados momentos.

Deus quer dirigir nossas vidas por completo, não pela metade. E se Ele pediu pra renunciar algo, não duvide, somente CONFIE. Pois ele sabe o que estar fazendo.
Romanos 8:28a diz: E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus. Uma das maiores prova de que amamos alguém e a CONFIANÇA. Se você confia em Deus é porque você o ama. E tudo que Deus ira fazer trará beneficio para sua vida.
Devemos aprender a confiar em Deus ao ponto de fecharmos os olhos deixando Ele guiar nossa vida.


Confie em Deus mesmo quando
não esteja vendo nada


Mélodi Modesto Campos
BSB-18/11/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário