quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Nada


Lucas 22:35

Então Jesus lhes perguntou: "Quando eu os enviei sem bolsa, saco de viagem ou sandálias, faltou-lhes alguma coisa?” Eles responderam: "Nada".

O desejo de muitos, era ter nascido nos tempos de Jesus e se tornado um de seus discípulos. Um privilegio que somente doze experimentaram, andar lado a lado com o Messias quando estava aqui na terra. Ver os milagres, ouvir os ensinamentos, aprender sobre o Reino através do próprio Deus. Ah! É tudo o que um cristão anseia.

Porém, ser um discípulo de Cristo, naquela época, não era tão fácil assim. Todos os dozes, alem de serem tratados nos seus temperamentos, passaram por muitas situações de lutas e fadigas. Seguir a Jesus foi a melhor decisão que os eles tomaram, porém não foi a mais fácil. Seguir alguém sem ter a certeza do futuro. Não ter nenhuma estabilidade financeira. Sem ninguém para sustentá-los. Nenhum daqueles homens tinha dinheiro sobrando no banco, ou eram aposentados, menos ainda, funcionários públicos, ou filhos de pais ricos. A maioria deles eram filhos de pescadores, como Pedro e André (Mt 4:18), e outro era coletor de impostos, Mateus (Mt 9:9). Mas nenhum deles haviam de ter alguma segurança na vida.

Jesus não prometeu casa, carro, dinheiro no banco, diploma para serem reconhecidos mundialmente, ou um emprego invejado por todos. Por ao contrario, Cristo só lhes prometeu que os tornariam pescadores de homens (Mc 1:17). Nem a certeza do local onde iriam dormir sabiam, pois certa vez Jesus disse: "As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça" (Lc 9:58).

Com que convicção levou aqueles homens a segurem alguém que nem ao menos sabia o local de dormir? Qual a certeza que os fizeram acompanha-lo durante três anos?

Isso nos leva ao inicio de tudo. Assim que os doze foram escolhidos por Jesus, Cristo os levou ao primeiro ensinamento, ao sermão da montanha. Em seu primeiro discurso, Ele fala das bem aventuranças terminado dizendo: Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês (Mt 5:11-12). Na introdução do primeiro ensinamento de Cristo, Ele não esconde nada para seus seguidores.

No meio do sermão ele começa a falar das preocupações do dia a dia. Com que haviam de vestir, comer e beber. Preocupações que os discípulos poderiam estar pensado. E o Mestre diz: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? Portanto, não se preocupem, dizendo: 'Que vamos comer?' ou 'Que vamos beber?' ou 'Que vamos vestir?'Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.’ Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal (Mt 6: 25, 31-34).

Naquele dia os discípulos aprenderam um dos princípios para aqueles que são chamados por Deus, de não preocuparem com o amanhã, pois aquele que busca o reino dos céus e sua justiça jamais passará por necessidade (Mt 6:33). As únicas preocupações que deveriam ter eram: "Não acumular para eles tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumular tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.” (Mt 6: 19-21).

Esse ensinamento foi à chave de tudo para aqueles homens não desistirem na caminhada. Ao chegar ao final de três anos, cheio de experiências e conhecimento, dizerem: “Não nos faltou NADA” (Lc22:35b).

Todos nós fomos chamados por Cristo e enviados por Ele. Antes de Jesus subir aos céus Ele disse: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.” (Mc 16:15). Fomos comissionados pelo Senhor a pregar o evangelho. Não sabemos o que acontecera durante a caminhada. Porém, temos a certeza de que o Pai celestial ira suprir todas as nossas necessidades (Mt 6:32b).E com isso, no final do ministério haverá uma pergunta que o Pai ira nos perguntar:"Quando eu os enviei, faltou-lhes alguma coisa?” Tenha a convicção que sua resposta será:

“NADA”

Mélodi Modesto Campos
BSB- 18/01/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário