quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Sofrimentos e Dores


Marcos 15:34

Por volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: "Eloí, Eloí, lamá sabactâni?", que significa "Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?”

Lutas, contendas, sofrimentos, calunias e zombarias; são acontecimentos que todo homem passa ou já passou na vida. Sempre existe uma luta sendo travada, uma contenda acontecendo, um sofrimento trazendo dor, uma calunia sendo falada e uma zombaria sendo dita. Não existe alguém que não passou por momentos como este. Até o próprio Cristo sentiu na pele o que é sofrer, sentir angustia e dor, exatamente como nós sentimos.

O sofrimento que temos aqui na terra coloca uma dor muito grande para nossa alma, trazendo pensamentos de desanimo e abandono, dando a sensação de que Deus nos abandonou. No sofrimento é difícil ver a mão de Deus agindo ao nosso favor. Parece que a face do Senhor está virada contra nós. As nossas orações se tornam apenas lagrimas sendo derramas pelo nosso rosto. O único clamor que existe no nosso coração é: “Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? Por que estás tão longe de salvar-me, tão longe dos meus gritos de angústia?” (Sl 22:1).

As lutas tiram todas as nossas forças, as contendas arrancam todas as armas, o sofrimento traz dor, a calunia derrama desanimo e a zombaria desfalece o nosso espírito. Tudo isso rouba a nossa alegria, animo, fé, fazendo com que questionamos a soberania de Deus.

O próprio Jesus passou pos isso. Depois de ser traído por um amigo; abandonado por seus seguidores; negado por aquele que dizia que o amava até a morte; apanhado pelo seu próprio povo; chicoteado por aqueles que viram seus milagres; condenado a morte sendo inocente; zombado por aqueles que o adoraram; seu ser desfaleceu e sua alma angustiou. Um sofrimento físico de tanto apanhar; emocional de tantas zombarias e espiritual por carregar em seus ombros o pecado de todos nós, uma dor que jamais iremos compreender. Diante de tudo disso, em um determinado momento sentiu-se só, desamparado e abandonado. Seu ser estava abatido por ser um simples ser humano. E isso fez com que Ele declarasse essas palavras: "Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?” (Mc 15:34b).

Nós como homens limitados que estamos sujeitos a passar por qualquer sofrimento aqui na terra, muitas vezes sentimos com Jesus, abandonados pelo nosso Pai celestial. Parece que o Senhor estar dormindo ou com os olhos fechados. Clamamos, gritamos, fazemos de tudo, mas Ele não nos responde, dando a impressão de estar com os ouvidos tampados.

A pesar de tanto angustia que Jesus passou, Ele sabia que seu Pai nunca o abandonaria naquele momento tão importante, do qual sua missão de vida era morrer naquela cruz. O sofrimento de Cristo naquele momento era necessário para ter cura, sua dor iria trazer restauração e a morte traria vida para muitos. Deus tinha um propósito muito maior por detrás de tanto sofrimento. Era preciso que seu Filho passa-se por tudo aquilo.

Na vida é necessário ter esses momentos de sofrimento e angustia. Porém Deus ver muito mais alem do que vemos. O propósito que o Senhor tem através das nossas vidas é muito maior do que podemos imaginar. Deus acredita no nosso potencial e quer nos moldar pra cumprir o chamado do qual fomos escolhidos.

Não tenha duvida que se está passando por alguma luta ou sofrimento na vida é porque existe um propósito muito maior por de traz dessa dor. Veja as mãos do Senhor te segurando mesmo diante de tanta angustia. O Pai celestial jamais nos abandonará; mesmo quando pensamos que Ele nos deixou.

Cristo sabia do sofrimento que iria passar e declarou algo profeticamente: “Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (Jo 16:33)

TENHA ÂNIMO! POIS AQUELE QUE VENCEU O MUNDO ESTÁ COM VOCÊ!


Confio em Teu amor

Mesmo quando não posso entender
Minhas lagrimas me impedem de ter ver
Teus caminhos são mais altos do que os meus
Teus mistérios mais profundos do que eu
Te adoro, Senhor
Calo o meu coração e me prostro
Te adoro, Senhor
Confio em Teu amor que não mudará
Nem mesmo a morte pode me separar
Do teu cuidado e proteção
Mesmo quando não te vejo sei que a Tua mão
Me sustenta
Não temerei más noticias
Mesmo no vale da sombra da morte
Comigo Tu estás
Meu socorro bem presente na angustia.

(DT 11- Ana Paula Valadão)


Mélodi Modesto Campos
BSB- 20/12/2009

Um comentário:

  1. =)
    Sem palavras Mel...
    Sem comentários...
    Q. o Senhor continue a usar este cantinho como canal...
    E te faça voar nas asas do Espírito...
    Gde abraço viu...



    Valeu...

    ResponderExcluir