terça-feira, 6 de abril de 2010

A Mensagem da Cruz


A Cruz, mensagem do qual o evangelho é pregado. Um símbolo, que antes era vergonha se tornou alegria para todos; algo que significava morte, hoje é vida; palavra que trazia dor e sofrimento, agora são paz e cura. Pois Aquele que foi pendurado no maneiro, tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças; foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados (Is 53: 4-5).


O Seu amor é maior do que podemos pensar ou imagina. A paixão Dele por nós foi muito mais alem da morte. Apesar de ter sido traído por um dos seus, de ser negado por aquele que disse que daria sua vida, chicoteado por todos que o adoraram e morto em uma cruz por todos que o chamavam de rei, não desistiu desse amor, mas os amou-os até o fim (Jo 13:1).

A mensagem que Cristo deixou para nós, vai muito mais alem de uma religião, ou dogma a ser seguido. Ele derramou vida, uma vida para ser vivida como Ele viveu aqui na terra. Suas palavras não são vazias, Ele as disse para ser seguida. Nunca ouvir dizer que Alá morreu em um ataque terrorista, nem Buda ter parado uma guerra por causa de sua meditação. Mas Cristo foi o único que fez tudo o que dizia. Sua mensagem não era pregada por palavras, mas por atitudes. Era somente olhar para Ele para conseguir ver o que estava dizendo. Augustinho certa vez entendeu essa mensagem ao dizer: “Pregue o evangelho, se for preciso, use as palavras.”


Os ensinamentos que Ele nos deixou são realizados na pratica. É impossível ser seguidor de Cristo sem viver o que Ele pediu para ser feito. Os apóstolos viveram na integra o que é carregar a cruz. Ensinaram seus seguidores com suas vidas. Pregaram as boas novas sem precisarem dizer uma só palavra. A mensagem da cruz foi levada pelos seus ombros.

Pedro apesar de ter traído Jesus, entendeu o que é o verdadeiro perdão e foi usado por Deus para ser o líder da igreja primitiva. Paulo, apesar de perseguir os cristãos e mata-los, após um encontro com o próprio Senhor, reconheceu essa mensagem e morreu pregando-a. Chegou a dizer em 1 Coríntios: Pois Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho, não porém com palavras de sabedoria humana, para que a cruz de Cristo não seja esvaziada. Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.


A mensagem da cruz se tornou loucura para os homens, seus ensinamentos iam mas alem da nossa ética e moral, os princípios que Cristo nos deixou são irrevogáveis. E a cima de tudo, não valeria de nada se não fosse vivido na pratica.

Infelizmente, com o passar dos tempos, esquecemos a mensagem da cruz. Viramos as costas para aquilo que Jesus ensinou ao morrer no madeiro. Não queremos mas ouvir sobre morte, renuncia e dor. Queremos saber de vida, prazeres e felicidade. O maior ensinamento de Cristo foi a Cruz, e nós que dizemos que somos seus seguidores não queremos carregá-la.

Para que possamos viver essa vida que Cristo prometeu temos que morrer, é impossível viver as nossas próprias Leis e estar debaixo da Graça. Paulo disse em sua carta aos Romanos dizendo: Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? (Rm 6:3). Creio que essa mensagem que foi pregada no primeiro século não foi compreendida por nós nesse século. Se fomos batizados em Cristo, então fomos mortos por Ele. Morrer é renunciar. Renunciar a nossa vontade, o nosso ‘eu’. Jesus disse: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.” (Mc 8:34). Isso é um convite para todos aqueles que querem si tornar um cristão.

Ser um cristão é se tornar pequenos Cristos. É viver o que Cristo viveu aqui na terra. As suas atitudes e maneira de pensar têm que ser iguais a que Ele teve. Todo discípulo é parecido com o seu mestre. E por que nós, que nos chamamos de cristãos não somos parecidos com Aquele que seguimos?


As pessoas têm que olhar para nós e ver Cristo em nós. Quando falarmos todos tem que ver Jesus falando. Nossas atitudes, acima de tudo, têm que refletir as atitudes de Jesus. Será que isso não acontece, porque na realidade, o nosso ‘eu’ esta crescendo ainda mais e Cristo em nós. Pois João Batista certa vez disse aos seus discípulos: É necessário que ele cresça e que eu diminua (Jo 3:30). Isso tem se tornado uma verdade nas nossas vidas? Porque é necessário que Ele cresça e eu diminua para se tornar seu discípulo.

Queira viver com intensidade a mensagem da cruz. Pois é a partir dela, que coisas ainda maiores poderemos fazer, através de Daquele que morreu na cruz.


Mélodi Modesto Campos
BSB- 01/04/2010

2 comentários:

  1. Viver e amar a mensagem da cruz é muito
    dificil,pois a pessoas só pensam no glamur e na na cruz não tem nada de bom ela significa derrota,vergonha,humilhação , mas o SEnhor Jesus pode tirar algo de bom da cruz.
    Gostei do seu blog você escreve muito bem,é
    ótimo encontrar blog evangélicos cheios da palavra de Deus já estou te seguindo para receber mais de Deus através das suas palavra profeta. E aproveita para passa lá no meu blog http://jcbguerreiros.blogspot.com/ e compartilhe sua visão com os meu amigos e me siga também...
    Fica na paz

    ResponderExcluir
  2. Amém Mel...
    Deus nos abençoe, não é mesmo?
    Nos levando cada dia mais para Sua Cruz...
    Sua Vontade...Seu querer...
    Muitas saudads viu...


    Bjos.

    ResponderExcluir