quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Aqueles que são usados por Deus- Parte 1




1 Samuel 3:1

O menino Samuel ministrava perante o Senhor, sob a direção de Eli; naqueles dias raramente o Senhor falava, e as visões não eram freqüentes.




Na Bíblia existem varias historias de pessoas que foram usadas por Deus. Noé ao salvar sua família do dilúvio, Abraão sendo pai de nações, Moises libertando o povo da escravidão do Egito, Ester salvando os judeus de um massacre, e tantos outros homens e mulheres, como Maria sendo mãe de Jesus e João Batista sendo o anunciador da vinda de Cristo. Deus sempre usava uma pessoa para levar sua palavra, livramento, sendo pai ou mãe de uma nação, ou do próprio Filho de Deus. A palavra de Deus é repleta de maneiras como o Senhor usa seres humanos frágeis e falhos, para glorificar o Seu nome.

Na época em que Samuel nasceu isso não foi diferente. Naquele tempo existiam profetas, sacerdotes e juízes, porem raramente o Senhor falava. Isso não ocorria por falta de alguma dessas pessoas, pois o profeta Eli junto com seus filhos era sacerdote daquele lugar.

De todas as pessoas que o Senhor poderia usar, Ele escolheu um pequeno menino. Uma criança como todas as crianças, sem um dom extra-ordinário, muito menos uma criança que era super notada. O Senhor usou um simples menino. Samuel servia ministrava perante o Senhor, a cada dia ele crescia com estatura e graça diante de Deus e dos homens. Apesar de ser uma criança como todas as outras, Samuel tinha qualidades daqueles que são usados por Deus:


Ø Características daqueles que são usados por Deus

1. Aqueles que são usados por Deus não se acostumam com a presença de Deus.

Apesar de Samuel ser uma criança e não entender muito sobre os mandamentos de Deus e como o Senhor usava os ungidos, ele não saia do Santo dos santos. Samuel dormia no local onde ficava a presença de Deus. E estando Samuel também deitado no templo do Senhor, onde estava a arca de Deus (1 Sm 3:3). O profeta Eli e seus filhos haviam se acostumado com a presença de Deus. Eles moravam no Tabernáculo e trabalhavam no ministério, mas não se importavam com o que Deus iria fazer se cometessem algum pecado.

Aqueles que são usados por Deus não se acostumam com a presença de Deus. Toda vez que o Senhor fala com eles a sensação é como se fossem a primeira vez. Sempre existira um espanto em seu rosto ao ver a soberania de Deus quando o Senhor os usa para levar uma palavra. As maravilhas do Senhor não se tornam em comum para eles, apesar de verem tantos agir de Deus no meu do povo, não se acostuma com o milagre. Todos aqueles que são usados pelo Senhor dormem perto da arca de Deus. A presença do Senhor é constante na sua vida. Eles não deixam de buscar a presença de Deus mesmo quando vão dormir. Por mais que a presença de Deus é constante na sua vida, eles jamais se acostumam.

Eli também dormia perto da arca de Deus, mas o Senhor não falava com ele há tempos. Eli negligenciou a presença de Deus. Estar perto do Senhor se tornou algo comum no seu dia a dia.

Não deixe que a presença do Senhor se torne algo comum no seu dia. A presença de Deus tem que ser incomum todos os dias.

2. Aqueles que são usados por Deus são pessoas disponíveis ao trabalho (I Sm 3:4-8).

Samuel apesar de estar deitado, assim que ouviu a voz do Senhor se levantou e foi em Eli para o auxiliá-lo. Ele estava disponível ao sacerdote a qualquer hora.

Aqueles que são usados por Deus estão disponíveis a obra do Senhor independente do horário. O desejo de estar contribuindo no reino de Deus arde no seu coração. Ele ama estar no ministério, sendo usado por Deus.


Continua....

Um comentário: