segunda-feira, 8 de março de 2010

A Esperança Vive


Salmo 119:116

Sustenta-me, segundo a tua promessa, e eu viverei; não permitas que se frustrem as minhas esperanças.


ESPERANÇA, é o que nos faz viver. Sem ela não temos expectativas de vida. Porem, o que precede toda esperança é o SONHO. Sem sonhos não podemos ter esperança de nada. É através dos sonhos que temos esperança para o futuro. Ele nos fortalece diante das adversidades da vida. Sem os sonhos não temos forças para caminhar e alegria para que o outro dia venha nascer.

Temos sonhos de vários tipos. Sonhamos em ganhar o presente tão desejado no nosso aniversário. Sonhamos em passar no concurso e entrar na faculdade. Sonhamos em conquistar uma carreira satisfatória e ser bem sucedido. Sonhamos em namorar, noivar e casar. Sonhamos em comprar a tão desejada casa própria, junto com o carro 0 Km. Até pequenos sonhos, como uma sandália, sapato, livros, cadernos, agendas, CDs, DVDs. Sonhamos todos os tipos de sonhos.

Com tudo, por que o homem não vive sem sonhos? Por que sempre temos esperança para que possamos ter uma vida plena e feliz? Jeremias certa vez disse: “Lembro-me do que pode me dar esperança.” (Lm 3:21). A esperança é a âncora que nos faz ter fé no futuro. Diante das tempestades não nos abalamos, pois temos a certeza que tudo ira mudar em uma só palavra do Mestre.

Deus sonhou conosco mesmo antes de estarmos no ventre da nossa mãe: Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe (Sl 139:13). Ele escreveu todos os nossos dias. O Senhor sonhou com cada detalhe da nossa vida. Os sonhos e a esperança são atributos do qual pertence ao Senhor: Descanse somente em Deus, ó minha alma; dele vem a minha esperança (Sl 62:5). Deus compartilhou conosco a Esperança que estava no Seu coração.

Ter esperança para o dia de amanhã não tem nada de errado. Todos têm a capacidade de sonhar. Podemos criar sonhos para o nosso próprio bem e satisfazer a nossa própria vontade. Mas sonhar os sonhos do Criador é somente para aqueles que nasceram de novo, que são chamados filhos de Deus. Sonhar os sonhos do Pai, é uma dádiva para aqueles que O buscam e O recebe de todo coração.

Para adquirirmos a esperança e os sonhos dados por Deus temos que ter fé. E essa fé depositada somente Nele, fará com que esses sonhos se concretizem. A Bíblia esta recheada de sonhos e promessas do Senhor. E ela nos garante que o nosso Deus é um Deus fiel. Hebreus 11 é a maior prova dessa certeza. O seu autor após de relatar os heróis da fé diz: Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas (Hb 12:1a). O que sustentou aqueles homens, foram àquelas promessas. O Salmo 119:16 permaneceu guardado nos corações deles. Pois a palavra de Deus traz vida ao que está morto.

Se não sonhamos os sonhos de Deus a nossa vida fica vazia e sem rumo. Os nossos sonhos fazem com que percamos o verdadeiro foco, e no final acabamos mas perdidos do que estávamos antes. Se algum sonho se frustra não temos forças para continuar. Somente os sonhos de Deus fazem com que não desistamos, independentes da circunstância. A esperança que é depositada por Deus nunca morrerá. Não sonhar os sonhos de Deus faz com que nos tornemos pessoas mesquinhas, e no final da vida iremos perceber que tudo o que buscamos e conquistamos não passou de vaidade. O rei Salomão conquistou tudo o que desejava, mas no decorrer da vida perdeu o verdadeiro foco, e apesar de suas conquistas e vitórias não fizessem com que ele tivesse prazer, percebendo no final de sua vida que tudo aquilo se tornou vaidade.

Não podemos nos apegar na esperança que esse mundo nos proporciona. Ela se torna algo sem valor daqui algum tempo. Se apegue naquilo que é eterno: Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno (2 Co 4:18).


Somente o Senhor tem sonhos do qual nunca se frustrará. As promessas que Ele tem os Seus filhos são incontáveis, e a sua maior promessa é a volta daquele que deu a vida por amor a nós.
Ter esperança e expectativa que as coisas irão melhorar é a melhor escolha que podemos fazer, pois o nosso Pai não permitirá que os Seus sonhos se frustrem. Tenha esperança Nele, pois se Ele prometeu, Ele é fiel para cumprir.


Esteja focado na esperança que o Pai tem, pois ela NUNCA será frustrada e envergonhada.



A Esperança Vive

Das cinzas do que já se foi
A esperança não morreu
Dos sonhos que não se cumpriram
A esperança não morreu
Do fim que parece ter chegado de vez
A esperança vive, há esperança
A esperança não morre jamais
A esperança vive, há esperança
A esperança não morre jamais
Tua casa vai ser conhecida
Como uma fonte de milagres
Essa causa impossível há de ser
O testemunho do poder de Deus sobre você
Estes poços e estes vales
Vão voltar a transbordar
A esperança vive, há esperança
A esperança não morre jamais
Volte a crer, volte a sonhar
Volte a crer, volte a sonhar

(A Esperança Vive-
Ludmila Ferber)


Mélodi Modesto Campos
BSB-18/02/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário